A pandemia pelo Covid-19 trouxe fortes mudanças nos planos de muitos casais em relação ao casamento. Desta forma, hoje vamos apresentar de três modelos de casamentos são verdadeiras soluções para casamentos durante e pós o isolamento social. 

Sendo assim, buscamos a ajuda da assessora Rosana Azambuja da Singular Eventos que tem se destacado por organizar casamentos durante o período de isolamento social. Logo, esperamos com esta matéria inspirar você a continuar sonhando com o grande dia!

Modelo 01- Home wedding

O conceito de home wedding surgiu Europa, nas cidades da Itália e Portugal quando os casais passaram a realizar as cerimônias de casamento nos jardins de suas próprias casas. Entretanto no Brasil, não era tão comum, mas este modelo se tornou uma verdadeira solução para casamentos durante esse período de isolamento social. E ainda, acreditamos que será uma tendência para os próximos meses por se tratar uma alternativa simples e  segura.

A principal vantagem deste modelo é a lista de convidados reduzida ” durante a quarentena esses eventos têm se limitado as famílias que vivem sob mesmo teto e ou mantém a convivência direta, entretanto, com o fim do isolamento o fator limitante da lista será o espaço disponível para as acomodações na casa e no jardim”, relata Rosana.

Além do mais, pode ser uma opção para casais que pretendem renovar os votos ou casais que adiaram a cerimônia religiosa, mas pretendem realizar o casamento civil neste período de isolamento social.

 

E ainda, com a lista reduzida os noivos podem otimizar os recursos financeiros e investir em serviços que vão dar um tom de elegância no evento, tais como: um buffet com pratos diferenciados e finos, aumentar a variedade de bebidas, oferecer pernoites em hotéis para os convidados. Entretanto esta otimização de recursos, não torna o casamento necessariamente mais barato, se a intenção é economizar é necessário contratar somente os serviços necessários para atender o sonho do casal.

Neste ínterim, ainda observa-se outras vantagens:
  • O número reduzido de convidados resulta em registros mais autênticos e fora do padrão posado das fotografias das grandes festas; .
  • A decoração incorpora aos estilo da casa trazendo um ar mais personalizado, íntimo e fiel ao estilo do casal  deixando os convidados mais a vontade;
  •  Existe uma maior flexibilização nos trajes do casal e dos próprios convidados, resultando em mais liberdade e conforto para todos;
  • A cerimônia e protocolos são mais descontraídos e personalizados;
  • Ambos podem se arrumar em casa, em cômodos separados, rodeados das pessoas que mais amam. Além destas existem ainda outras vantagens, pode confiar!

Modelo 02- Micro e mini wedding

O termo em português significa mini casamento, ou seja, é um casamento mais intimista com até 100 convidados. Todavia, quando a lista fica entre 10 a 40 convidados, será considerado micro wedding. Desta forma, este é o formato perfeito para noivos que sonham com um dia especial para desfrutar da companhia de cada convidado com muito aconchego e intimidade.

A vantagem deste modelo é ser celebrado em ambientes menores, o que dá maior flexibilização na decoração podendo variar variar da mais simples a mais glamurosa.  Além do mais, é importante que o casal escolha um local que traduza a personalidade deles, como por exemplo: um espaço que possa definir o estilo do casal (rústico ou boho por exemplo) ou ainda utilize um espaço familiar para realizar o evento.

Por fim, quanto a economia Rosana diz que na teoria esse formato pode sim ser mais econômico do que os casamentos maiores, mas isso não é regra. Na lógica, quanto menos convidados, menos gastos com buffet, lembrancinhas, bebidas e outros, certo? Mas, há noivos que aproveitam a oportunidade dessa comemoração mais íntima para investir no que há de melhor no mercado, com serviços especializados e diferenciados.

Em suma, por ser em um formato menor acreditamos que será um modelo bastante pedido pelos noivos pós isolamento.

Modelo 03- Elopement wedding ou casamento a dois 

Este estilo nada mais é do que fazer um casamento sem a presença de qualquer convidado, ou seja, somente os noivos, um celebrante, cerimonial, fotógrafo e video maker. Muito embora seja de estrutura simples, é econômico, extremamente íntimo, cheio de intensidade e emoção.

Ao mesmo tempo, tem sido uma alternativa aos noivos brasileiros em tempos de COVID. Tendo em vista que uma paisagem ou um cantinho que tenha significado para o casal pode se tornar o local perfeito para a cerimonia. Além do mais, é ideal para quem deseja uma experiência única e inesquecível sem um grande evento e em segurança.

Entre as vantagens, pode-se observar que a proposta permite os noivos escolherem exatamente o que querem, sem formalidades dos protocolos e sem pensar em nada mais além deles. E ainda, é opção para casais que moram juntos há algum tempo e sonham em oficializar a união.Além do mais, este modelo também funciona bem para renovações de votos e pode ser realizado com segurança mesmo durante o isolamento.

Por fim, independentemente do tamanho do seu casamento, sempre conte com a ajuda de uma assessora ou cerimonialista, pois a organização de um casamento pequeno envolve muito trabalho e dedicação como em um casamento grande e os noivos precisam curtir o dia com muita tranquilidade e intensidade.