Muito mais que convites e papelaria, a identidade visual de um casamento ou evento é o conjunto de elementos, formas e cores que representam a essência do casal, ou seja, a identidade visual é a comunicação visual de quem vocês são, o que gostam e o que de fato faz sentido para vocês.

Desta forma, a construção de uma identidade visual inicia logo nos primeiros passos da organização do casamento, pois envolve a definição do casamento (tradicional, mini, destination, elopement), e também na identificação do estilo (boho, moderno, minimalista, clássico… ), além da harmonia em todos os serviços contratados para que a festa do casamento fique do jeito que vocês sempre sonharam.

Para que o casal não se perca na hora de executar esse sonho, vamos elaborar um passo a passo de algumas dicas que vai facilitar esse autoconhecimento de vocês enquanto casal, tendo em vista que são duas pessoas diferentes expressando quem são juntos enquanto família que estão formando.

Se conheçam

O mercado de casamentos cresceu muito nos últimos anos e se vocês buscarem os fornecedores sem se conhecerem, talvez fiquem frustrados por não conseguirem ter uma festa de casamento como sonharam.

Olhem para si

Nesta busca pelo auto conhecimento é importante que o casal converse e identifique os elementos que demonstrem os seus gostos mais intrínsecos, por exemplo, a madeira remete a natureza, sustentabilidade, aconchego e assim por diante; o ferro remete a força, durabilidade, modernidade; já as plantas verdes, organicidade, equilibro, bem estar, etc., bem como as flores trazem toda a delicadeza da beleza do clássico.

 

As cores também comunicam, mas não pense que é só escolher algumas cores e sair aplicando em tudo, aposte no contraste de tom, por exemplo branco com verde, cinza com rosé, laranja com azul. É importante em uma identidade ter uma paleta de cores mais ampla, pois combinações bem feitas nunca são demais.

As formas também tem seu papel a desempenhar, então não existe nada que impeça você de utilizar um padrão geométrico, traços mais duros, afinal, o floral é lindo, mas tem muito a ser explorado além dele.

Tenha referências, mas não as copie

Na hora de criar a sua logo, aposte em algo que represente vocês. Os monogramas são uma solução muito boa, mas aposte em elementos que ligue vocês como casal, que os faça lembrar do motivo pelo qual estão iniciando uma aliança. Se der, fuja de monogramas prontos, identidade não é copiar, é ser autêntico.

       

Procurem profissionais que vocês se identifiquem

Busque envolver todos os serviços, converse com sua assessora, pois ela e o designer tem um poder fundamental para fazer com que ocorra uma sinergia grande entre todos os fornecedores. Cuidado, não decida nada na euforia da primeira reunião, ou não queira se livrar das decisões, é importante que você participe do processo se a sua intenção for realizar uma festa que seja a cara de vocês.

Se você é ocupada ou se entedia de ter que definir tantas coisas, a entrega de um manual de seu casamento produzido por um wedding designer auxiliará a assessora a executar seu casamento com excelência e garantirá que todos os fornecedores mantenham o foco no seu sonho.

Seja autêntico, tenha certeza das suas decisões

Cada casamento é único, então evite replicar coisas e elementos prontos, pois a intenção é traduzir sentimento e amor. Cada detalhe é importante, visto que é muito mais que um convite, uma lembrança, uma pista de dança, é a extensão de vocês chegando até seus convidados.

Acredite em quem vocês são

E acima de tudo, aposte em quem vocês são, porque o casamento não é uma festa para estranhos, é uma festa para pessoas que conhecem vocês, sejam amigos ou familiares. Não deixe a tendência acima da sua essência.

 

  • DECORAÇÃO: Gabriela Groth
  • CONVITES: Pamdi art
  • FOTOS: Jr Alm